Foto cedida por Alessandro Abdala

quarta-feira, 14 de novembro de 2012


Parque do Gafanhoto



Situado em Divinópolis, Minas Gerais, o Parque do Gafanhoto, com área de 19,2 ha bordejando o Rio Pará, funciona como Campus Avançado da Fundação Educacional de Divinópolis – Funedi.

A Ecoavis visitou o parque para se reunir com um grupo de pessoas interessadas em formar uma associação com o intuito de observar aves e trabalhar para a conservação do meio ambiente. Os participantes desse grupo demonstraram um entusiasmo de dar inveja o que sempre nos aplica uma injeção de ânimo, fazendo-nos renovar a certeza de que é possível desenvolver efetivamente a conservação do nosso ambiente. Devido à perfeita coincidência de interesses foi plantada a semente da criação do Núcleo Centro-Oeste da Ecoavis, reunindo pessoas das diversas cidades da região.

O Parque oferece uma ótima infraestrutura e uma grande variedade de aves, como pode ser comprovado pela lista das espécies observadas - Vide Taxeus - em uma manhã em que apenas se aproveitou umas 3 horas, fora do melhor período e sem se aprofundar na região ribeirinha, já que o restante do tempo foi empregado em uma palestra e a produtiva reunião para apresentação da Ecoavis e discussão sobre a criação do núcleo.
 

Hydropsalis albicollis - Bacurau

As fotos que consegui não foram muitas, mas se destacam dois lifers, o bacurau e o caracoleiro. O bacurau com ninho com dois ovos à beira de um dos caminhos, a menos de 50 cm da borda, e o caracoleiro, ao que tudo indica, também nidificando no parque, já que não abandonava um grupo de altas árvores para onde sempre voltava após belos sobrevoos.



Chondrohierax uncinatus - Caracoleiro

Segue o restante das fotos.


Myiophobus fasciatus - Filipe

Leptocolaptes angustirostris - Arapaçu do Cerrado

Cnemoticcus fuscatus - Guaracavuçu
Cigarra - Esta estava calada

Basileuterus flaveolus - Canário-do-mato


Nenhum comentário:

Postar um comentário