Foto cedida por Alessandro Abdala

terça-feira, 18 de junho de 2013

Samonte

No final de semana de 23 e 24 de março a ECOAVIS foi a Santo Antônio do Monte, no Centro-Oeste de Minas Gerais, a convite dos nossos confrades de lá: Daniel Santos e seu filho Luis Henrique e o Paulo Couto. Foi uma festa. Dos passarinhos falo depois, agora é hora de falar do almoço de sábado na casa do pai do Daniel Santos. Ah, não! Minha dieta foi pro saco. Carne de porco na gordura... macarrão... Vocês não imaginam. Temos que marcar outro almoço desses. Não! Desculpem-me, outra passarinhada dessas. A família do Daniel nos recebeu carinhosamente e foi uma alegria o tempo que passamos no sítio, inesquecível.
Vamos aos passarinhos. 
Para começar, 5 lifers. Precisa continuar? 
Precisa, seguem as fotos.

Sábado cedo, ainda na estrada a caminho do sítio do avô do Paulo Couto, duas gralhas-do-campo resolveram fazer um display a menos de 10 metros do carro. Não conheço bem o comportamento dessa espécie, mas acho que o um estava paquerando a outra.

Já chegando no sítio, uma noivinha-branca apareceu rapidamente e deu chance para duas fotos.
















Um gavião-caboclo nos deixou chegar razoavelmente perto antes de levantar um belíssimo voo, com direito a vocalização quando passava à nossa frente. Olha o tamanho da asa desse bicho lindo.

















Daí a pouquinho, já na parte de mato mais fechado, eis que o primeiro lifer aparece. O macuru. Nem sonhava e ver esse bicho por lá. Foi um achado. 

















Uma bela alma-de-gato passou pelos galhos como um fantasma, com uma paradinha para fotos.
















De vez em quando um bicho resolve dar mole. Essa fêmea do beija-flor-da-mata abusou. 

















Perto da sede havia algumas espatódias (por favor, alguém me dê o nome correto) que atraíam um monte de beija-flores. Entre eles esta belíssima fêmea do bico-reto-de-banda-branca.

















Não poderia faltar o chapinha. Um dos mais belos "manjados" que existem. Não me canso deles.

















O segundo lifer foi o sanhaço-de-coleira. Belíssimo. Mas estou procurando a tal da coleira até agora.

















Um casal de tesouras-do-brejo fez a festa. Todo mundo bateu foto até cansar.

















Já de noitinha me aparece o chifre-de-ouro! Terceiro lifer, sem foto. O danado veio só para avisar: "estou aqui, tchau, té logo e beça". Eu resolvi que estava na hora de ir para o hotel em Lagoa da Prata. O resto da turma havia ficado em Santo Antônio do Monte mesmo. Perdi um monte de bichos interessantes quando anoiteceu, sem contar o bom papo depois do jantar.

Domingo cedinho, na saída do estacionamento do hotel me aparece esse filhotão de avoante.

















Enquanto esperava o resto do pessoal chegar, achei esse outro jovem, um carrapateiro, espreitando por entre os ramos de uma árvore à beira da estrada. (Com alerta do João Sérgio e confirmação do Wagner Nogueira, estou promovendo esse jovem para gavião-carijó).

















Uma primavera temporã veio e parou um pouquinho para uma foto.

















Três punks estavam quentando sol à beira do caminho.

















Quarto lifer; essas belíssimas maracanãs-do-buritis passaram numa bela revoada. Mais à frente havia um ninho com uma sentinela a postos. Uma experiência muito gratificante observar uma ave tão bonita em seu ambiente natural.

















Outro passarinho comum, mas que sempre me chama a atenção, esse joão-de-barro estava sobre um cupim, parecendo meio deslocado sobre uma "casa" tão grande.

















Aparece o quinto lifer. Um belo beija-flor-de-bico-curvo estava visitando algumas florzinhas ao pé dos buritis. 
























Um papa-arroz fez pose para um retrato bonito, com um fundo que parecia encomendado. Ele pediu eu o atendi.

















Lembram da sentinela? Olha ela aí, na boca do ninho.

















Saindo dos buritis, a caminho do areal, esse belíssimo falcão-de-coleira nos deixou fazer algumas fotos meio de longe. Ele andava sumido para mim. Mais de ano sem o ver.

















Uma fêmea de um dos papa-capins que sempre aparecem nas beiras de estrada. Nos dois dias que estive lá só vi papa-arroz, mas... Sporophila sp. mesmo.



























Já no areal, esse casal de freirinhas resolveu me agradar e me permitiu a primeira foto boa deles juntinhos. Agradeci e segui em frente.


























Outra avoante, toda arrumadinha, olhou-me e se mandou, sem dar tchau. Embora um de seus nomes seja pomba-de-bando, sempre vejo essas pombinhas solitárias ou no máximo em casais. 
























Aí, um canário-da-peste (presta atenção, Pedersoli, adoro esse nome) me deu a oportunidade de fazer essa bela foto, com cores perfeitas, foco meio de bêbado e um galhinho aparecido bem no meio do quadro, mas... Gostei muito.

















Para compensar o foco da outra foto, agora eu acertei. Foco bom e foto meio boba.

















Havia por lá uns flamenguinhos cujas fotos não ficaram boas e eu perdi o destaque do dia e o que seria o sexto lifer, a marreca-de-bico-roxo. Fazer o quê? Procurar outra. Quando achar eu mostro para vocês.
Até a próxima.

19 comentários:

  1. Eita, que beleza de relato dessa passarinhada, Daniel! Não estava lá dessa vez, mas por conhecer alguns dos locais que vocês visitaram, assim como a receptividade da família do amigo Daniel Santos, posso imaginar como foram agradávais os momentos que vocês passaram em SAMonte. Cara, as fotos estão lindas... me chamaram a atenção o casal de freirinhas, as maracanãs-do-buriti e avoante, toda penteadinha. Aves lindas, fotos primorosas. Fala a verdade, a luz do centro-oeste mineiro é especial, não é? Grande abraço e parabéns, pelo texto e pelas fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Ricardo.
      O lugar é mesmo excelente. E a luz? Espetacular mesmo.
      Abraço.

      Excluir
  2. SAMONTE é o bicho mesmo, até Macuru tem. Parabéns pelo post e pelas fotos amigão.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro amigo, que linda homenagem você pode ter certeza tudo que fizemos foi de coração, acredito que todos conseguiram pelo menos um lifer, porem estamos a cada dia descobrindo novas espécies por aqui, já pensando na próxima passarinhada em SAMonte.
    Espero que todos voltem e que mais amigos venham.
    Mais uma vez obrigado, pela presença e pela homenagem.
    Abraços.
    Daniel Silva Santos
    Santo Antônio do Monte - MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Daniel.
      A recepção que tivemos aí não pode ser elogiada em demasia.
      E o município tem uma riqueza de aves impressionante.
      Vamos voltar sim.
      Abração.

      Excluir
  4. Excelente meu amigo! Um deleite...
    Grande abraço
    João Sérgio Barros

    ResponderExcluir
  5. Belo relato, bleas fotos e com certeza belo passeio por Samonte.
    Parabens Daniel, pelos lifers e obrigado por compartilhar.
    Abs.
    José Silvio Abras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço sua visita, José Sílvio.
      Abraço.

      Excluir
  6. Parabéns Daniel pelas excelentes fotos e pelo seu relato.
    É muito legal compartilhar com os amigos, essa grande satisfação que é a observação de aves.
    Grande abraço!

    Gustavo Murta
    www.ecoavis.org.br

    ResponderExcluir
  7. Maravilha de relato Daniel,as fotos ficaram belíssimas,
    destaque para o "papa-arroz",que mais se parece com uma pintura!
    Espero que possa voltar mais vezes,e quem sabe,registrar a bela marreca-de-bico-roxo e o apressado chifre-de-ouro,
    abraços,
    Paulo Couto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Paulo. Obrigado pelas palavras tão generosas.
      Dá um lexotan para o chifre-de-ouro para ver se eu pego ele.
      Abraço.

      Excluir
  8. Lindas fotos daniel, e melhor ainda como sempre é o texto, voce consegue unir as duas coisas com muita poesia,ainda estou aguardando seu contato por email, abraço selma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Selma. Obrigado.
      Meu e-mail é daniesser@ig.com.br.

      Excluir
  9. Fala Daniel!
    Perguntei para a Michelle. Espatódea, Spathodea campanulata.
    Abraços.
    Marco.

    ResponderExcluir